As SAFs, ou sistemas agroflorestais, é um sistema de plantio sustentável que faz a recuperação vegetal e do solo. Seu nome vem da junção de práticas agrícolas com florestais, atuando na recuperação de áreas degradadas e florestas, permitindo uma agricultura regenerativa, sustentável e promovendo a biodiversidade.
Em um Sistema Agroflorestal, diferentes espécies de plantas são cultivadas juntas, em arranjos que respeitam os ciclos naturais e as interações entre espécies, proporcionando benefícios mútuos e otimizando o uso do solo de maneira mais equilibrada e produtiva.
O que isso tem a ver com a MOMA?
Uma das atuações da MOMA é no setor de serviços. Prestamos serviços socioambientais agroecológicos regenerativos junto a comunidades amazônicas com apoio na estruturação das cadeias produtivas comunitárias e sistemas agroflorestais.
Projeto Saúde e Alegria: fortalecendo a Floresta Amazônica com Agroflorestas Sustentáveis
Durante os últimos meses, analisamos e propusemos melhorias para os Sistemas Agroflorestais que o Projeto Saúde e Alegria vem implantando na região de Santarém – PA, nos territórios da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, Floresta Nacional do Tapajós e no Projeto de Assentamento Agroextrativista Lago Grande. Também foi elaborado um protocolo de monitoramento para SAFs adequado à região.
Com mais de 170 hectares cultivados, 90.000 mudas plantadas e o apoio direto a 272 famílias, o projeto representa uma estratégia poderosa para garantir a segurança alimentar e geração de renda para as comunidades locais mantendo a biodiversidade.
Para a MOMA, é um privilégio poder contribuir com projetos como esse. Agradecemos a toda equipe do Projeto Saúde e Alegria, que nos recepcionou muito bem durante todas atividades de campo, em momentos ricos de trocas de saberes.
Equipe integrante do projeto pela MOMA:
Leonardo Vidal
Jonas Steinfeld
Leandro Oliveira
Maria Eduarda Resende